Redução de Prazos em projetos mediante a identificação de alternativas para a otimização da sequência entre atividades, respeitando restrições físicas e lógicas.

Exemplos: Otimização de Cronogramas

  • Cronogramas baseados em CPM (Critical Path Method) deverão ser calculados da mesma forma por qualquer software, visto que existe uma solução matemática para o cálculo de folgas e fechamento do caminho crítico.
  • Cronogramas baseados no RCP (Resource Critical Path) são resolvidos por algoritmos computacionais e não existe uma única solução. Desta forma, a qualidade do nivelamento do software pode oferecer resultados expressivos quando comparado com outras ferramentas.
  • No exemplo abaixo, poderemos verificar que o algoritmo padrão, muito similar a boa parte das soluções de mercado, produz um cronograma nivelado por recursos com um total de 39 dias.

  • Ao rodar o cronograma com a função “otimização”, o resultado é de 34 dias (13 %), respeitando-se as dependências obrigatórias entre as atividades e buscando o melhor aproveitamento do tempo dos recursos envolvidos. Há situações em que um cronograma otimizado, em especial quando utilizamos a opção de troca de recursos compatíveis por papéis ou habilidades, que a redução de prazo e custo em um cronograma chega a alcançar 25%.
  • Para realizar uma otimização, clique no botão sinalizado.

  • Selecione a opção de otimização e pressione “ok”. O resultado deverá ser o seguinte:

Experimente

Solicite o arquivo Ex_Otimizacao.SPRJ a equipe Spider (info@spiderproject.com.br)