Guilherme,
Vc participa da lista do E-Plan?
O Lápis já descreveu alguns dos problemas em relação ao que é a hammock “na marra” feita no MSProject e como ela de fato se comporta no Primavera ou Spider.
Eu fiz um descritivo do que é e algumas aplicações em www.gestaoeprojetos.com/download/ssf03.pdf
Hammocks completas não acumulam apenas uns poucos recursos nesta atividade e detectam atrasos por sequencias tratadas em outras fases de projeto (que é o que já se demonstrou fazer no MSProject).
Uma hammock completa permite que se faça o nivelamento e replanejamento de toda a rede do projeto em função de necessidades distribuídas no projeto (pessoas, maquinas, dinheiro, materiais) e assim os recursos são transferidos da hammock para outras e vice-versa conforme necessário.
Assim, se na hammock eu penduro equipamentos, por exemplo, e este hammock dura todo o projeto, eu tenho o custo global dos equipamentos quando estão “parados”… Ao rodar o nivelamento, o meu novo cronograma reduz o valor da hammock por que os equipamentos são então transferidos em parte de suas horas para outras atividades.
No momento seguinte, visto que reduziu o custo da hammock mas o seu equivalente foi distribuído ao longo do projeto, a impressão que temos é que o custo global do projeto será o mesmo. Certo?
Não necessáriamente! A flexibilidade de análise de recursos distribuídos e a hammock pode permitir, a um bom software, escolher alternativas de sequenciamento (mantendo as dependencias obrigatórias) e com isso reduzir o custo e prazo global do projeto.
Assim, os exercícios feitos para “inserir” uma hammock no MSProject são lováveis e úteis para quem usa a ferramenta mas de longe representa o que pode ser uma hammock!
Abraço,
Peter Mello, PMI-SP, PMP
—– Original Message —–
From: Guilherme Silva
To: MS-Project@yahoogrupos.com.br
Sent: Tuesday, January 20, 2009 7:51 AM
Subject: RES: [MS-Project] ajuda com predecessão atividades
Grande Peter,
    Por favor, me explica melhor quais as prerrogativas deste tipo de atividade que o Project não atende, pois eu não estou vendo o problema colocado. Talvez eu possa ajudar a “desmitificar” isso.
Abraço,
Guilherme Silva, PMP
Para: MS-Project@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: [MS-Project] ajuda com predecessão atividades
Tekes,
Já vi várias pessoas insistindo que o MSProject tem atividades hammock mas todos os exemplos práticos que recebi são na realidade de uma fase correlacionada a outras em uma mesma estrutura que “cresce” em função dos filhos relacionados.
A hammock existente no Primavera e Spider são – contúdo – resultado de qualquer conjunto de atividades em diferentes fases/sub-fases/atividades sumárias/etc o que faz com que este hammock possa sofrer o impacto até mesmo de itens que parecem não ser correlacionados.
Se vc tem um exemplo em MSProject de uma hammock que de fato percebe alterações em todo o projeto e não apenas na fase/sub-fase a qual está diretamente relacionada, por favor me envie em seu formato .mpp! Será muito útil para discussões que temos na E-Plan e outros grupos.
Por enquanto, o que vi de hammock em MSProject é uma ilusão de ótica. Ela está longe de atender as prerrogativas deste tipo de atividade.
(espero estar enganado!)
Abraço,
Peter Mello, PMI-SP, PMP
—– Original Message —–
From: 3PTA Tekes e Associados
To: MS-Project@yahoogrupos.com.br
Sent: Saturday, January 17, 2009 8:51 AM
Subject: RES: [MS-Project] ajuda com predecessão atividades
Ricardo, Aline,
Use colar especial e cole a data do predecessor no campo início da Hammock (como link) e faça o mesmo com a tarefa que determina o fim da tarefa hammock, colando como Link a data final no campo término da Hammock.  (Hammock =  a sua tarefa com duração indefinida e puxada pelas outras duas tarefas).
Espero ter ajudado
Sds da Bahia
Gerhard Tekes, PMP
PMI certified OPM3 Assessor & Consultant
De: MS-Project@yahoogrupos.com.br [mailto:MS-Project@yahoogrupos.com.br]
Em nome de Ricardo Araujo Voelcker
Enviada em: 15/01/2009 21:50
Para: MS-Project@yahoogrupos.com.br
Assunto: Re: [MS-Project] ajuda com predecessão atividades
Aline,
O melhor sentido para as restricoes seria:
    II – procure nao iniciar uma antes da outra.
    TT – procure nao finalizar uma antes da outra.
Como sua atividade Z nao tem duracao e voce a amarrou nas duas pontas, ela inicia junto com uma, mas nao termina junto com a outra porque sua duracao nao acompanha a outra. Ou o contrario. Depende se seu MSP esta agendando o mais tarde possivel ou o mais breve possivel e a partir da data de inicio ou de fim do projeto.
Se a duracao de Z fosse superior a duracao das demais, poderia ocorrer do MSP tambem nao conseguir respeitar uma das restricoes, ou seja, da Z passar das outras (ou iniciar antes das outras).
Nao e’ muito facil explicar isto com texto, faca algumas simulacoes para entender melhor o comportamento.
Sem saber o que significam as atividades fica dificil sugerir uma forma de configura-las, mas a solucao mais simples seria colocar trabalho/duracao independente nas tres. Nao me parece ter sentido colocar estas 2 amarras na mesma atividade.
Ricardo
—– Original Message —–
From: Aline Rossi Mezalira Gasparine
To: MS-Project@yahoogrupos.com.br
Sent: Thursday, January 15, 2009 11:08 AM
Subject: [MS-Project] ajuda com predecessão atividades
Bom dia
Estou precisando de uma ajuda…
Tenho 3 atividades, X, Y e Z
As atividades X  e Y são atividades independentes, sem predecessoras.
Já a Atividade Z deve começar junto com a atividade X e terminar com a atividade Y, isso deve ser independente da duração delas, é uma atividade que deve ocorrer em todo o tempo que qq dessas atividades (X ou Y) esteja ocorrendo
No Project coloquei as relações de II (com atv X) e TT (com ativ Y), e não dei duração para a atividade Z, mas de todo jeito ela não altera a duração, fica iniciando junto com a x, mas não acaba com a Y.
Alguém saberia dizer se tem como eu fazer essa relação no Project?
Obrigada
Aline Rossi Mezalira Gasparine, PMP