Conteúdo original de Vitor Massari, em https://goo.gl/Cz9UnV

Lições aprendidas de projetos: 10 situações onde elas podem virar
lições desaprendidas

(. . .)

1) Reunião para “cumprir tabela”
Já participei de diversas reuniões que serviam puramente para “cumprir tabela”. O Gerente de Projeto abria a reunião pedindo para alguém sinalizar rapidamente algum problema ou situação que poderia ser evitada em projeto seguinte. O termo “rapidamente” fazia com que todos falassem de forma bem superficial e rasa, nenhuma anotação era feita e em menos de 20 minutos a reunião se encerrava. O Gerente de Projeto saía da sala e dizia: “Ok. Agora posso enviar o formulário de encerramento de projeto para o PMO”

2) Reunião “eu falo e vocês escutam”
Em outra situação bem curiosa, as reuniões se resumiam em que todos ouvissem as “lições aprendidas” somente na visão do Gerente de Projeto. Quando o projeto ia bem era: “Graças a um bom gerenciamento e planejamento atingimos os objetivos”. Quando ia mal: “Realmente este projeto foi decepcionante. Espero que vocês reflitam sobre seus erros”. Qualquer argumentação ou discordância era prontamente interrompida pelo Gerente de Projeto. Afinal de contas, a lição aprendida era dele e ele era “O Projeto”.

(. . .)

10) Reunião “lições aprendidas na rede”
Nesta situação a reunião até pode ser produtiva, mas o Gerente de Projeto a encerra dizendo que o documento formal de lições aprendidas estarão em um documento Word localizado na rede da empresa, diretório X:\Empresa\Filial São Paulo\Centro de Custo 1201\Departamento de Projetos\Projetos 2016\Projetos Financeiros\Projetos Médio Porte\Documentos de Encerramento\Lições Aprendidas. São grandes as chances deste documento cair no completo esquecimento e ter sido uma lição documentada e não aprendida. Dica: utiliza artefatos visuais (post-its) ou artefatos simples como uma planilha Excel de fácil acesso ou um documento Wiki de acesso corporativo.

(. . .)

Clique na imagem para o texto completo!

Clique na imagem para o texto completo!