Boa noite!

      Já confirmamos com a Rússia o lançamento do Spider CPM. Novos links para áreas úteis foram criados no aplicativo e as últimas traduções foram concluídas.

     Por conta do fuso horário, a versão final com o instalador estará disponível a partir de amanhã, dia 08/02/2012.

     Hoje no trabalho fiz um teste de campo com o Spider muito interessante: Baixei 33.500 linhas de um sistema ERP com informações de Notas Fiscais emitidas e importei para o Spider; baixei 2.500 pedidos de compra de um dos vários projetos e importei para o Spider; cruzei ambas as informações e transformei em atividades no Spider…

     E agora? O que dá para fazer com tudo isso?

     Com uma EAP montada pelas propriedades da tabela, reuni todas as notas fiscais e pedidos de compra relacionados a um projeto em andamento e criei uma curva S não só com as Notas Fiscais já pagas, mas também com as futuras entregas para o projeto. Tenho agora o fluxo já realizado e por realizar dos CUSTOS por insumos. Posso inclusive comparar datas de emissão de pedido e chegada dos materiais e criar um relatório com grupos de prazos médios: Rolos levam de 80 a 100 dias, Talhas levam mais de 100 dias, material elétrico em geral ao redor de 45 dias… Esta categorização por grupos de insumos irá me permitir adiantar em um próximo projeto os tempos de fornecimento ao cliente baseado em médias de projetos anteriores, com uma análise visual e com acompanhamento histórico de dados que no ERP eram apenas uma tabela de números e datas.

     A tabela pode então ser incrementada com grupos de insumos que serão usados na fábrica antes de termos equipamentos para serem remetidos à obra e outros que vão direto, provendo então para as equipes de campo um agendamento para a chegada dos insumos que podem ser vinculadas à tarefas em campo, facilitando o planejamento dos pacotes de trabalho das equipes remotas …

     O impressionante foi gerar relatórios diversos com uma carteira de mais de R$ 50.000.000 em investimentos em diversos projetos e tirar relatórios esperados pela área Administrativa e Financeira há anos, tudo isso em uma tarde de trabalho e uma licença GRATUITA do Spider Project.

     Espero que o Spider finalmente ganhe a atenção que merece!

 

Um abraço,
Peter Mello